domingo, 3 de julho de 2011

Festa Literária Internacional de Paraty

Os motivos são muitos para visitar Paraty.Um cenário cinematográfico, ruas impregnadas de história, uma gastronomia impecável, passeios incríveis de barco, a possibilidade de visitar alguns engenhos e degustar a singular pinga, a cachaça produzida na região, uma esticada ao Sítio Caminho do Ouro, um trecho de 3 km que pode ser feito a pé ou a cavalo. Ou simplesmente e por bons motivos, neste período, permanecer no centro da festa que este ano presta uma homenagem ao autor modernista Oswald de Andrade, contando com representantes de 13 países como os americanos Joe Sacco, cartunista e James Ellroy, romancista policial, o português valter hugo mãe( assim mesmo  com letras minúsculas, como ele exige), Pola Oloixarac, Contardo Calligaris e, abrilhantando o encontro, a presença do músico escocês David Byrne, ex-integrante da lendária banda americana Talking Heads e autor do livro Diários de Bicicleta. E por aí vai.


O Centro Histórico, de ruas estreitas e calçamento irregular guardam casarões dos séculos XVIII e XIX e com detalhes que devem ser apreciados de maneira minuciosa.

Parati é uma sucessão de eventos durante todo o ano, mas é a FLIP que imprime à cidade toda uma atmosfera de literatura e que, aliada  a um número considerável de pousadas e restaurantes tanto no centro histórico como no seu entorno, seduzem o visitante, nomeadamente pela arquitetura ali presente e pelas várias opções gastronômicas irresistíveis. Aliás, se você é chegado a comidas típicas e pescados, que tal  "Camarão casadinho" - camarões-rosa graúdos unidos 2 a 2, recheados com farofa picante de camarões miúdos, amarrados e fritos em óleo, ali mesmo no Hiltinho e Banana da Terra. Não deixe de ir, explore cada atração desse lugar enigmático e mergulhe na história que ali se debruça ... à sua espera.
Um histórico Engenho
Passeio de barco
Rua do centro
histórico
centro histórico




                                  









Nenhum comentário:

Postar um comentário