segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Com as crianças pelo Parque Nacional da Serra dos Órgãos

Dedo de Deus, símbolo de Tere
Com as férias escolares fluindo é hora de sair do lugar comum, das atrações triviais e subir a serra para ir ao encontro do maior cartão postal da natureza exuberante da Serra do Mar. Destino: Teresópolis, região serrana do Rio, Parque Nacional da Serra dos Órgãos, englobando ainda os municípios de Guapimirim, Magé e Petrópolis. É uma área de visitação permanente e administrada pelo Instituto Chico Mendes da Conservação da Biodiversidade - ICMBIO.
Notabiliza-se pela presença do Dedo de Deus, com 1692 m e símbolo do montanhismo brasileiro com um maior fluxo de adeptos no período de menos chuvas, de maio a setembro, com a abertura da temporada, o ponto culminante é a Pedra do Sino, O PARNASO dispões de guias autorizados pelo IBAMA para conduzir os novatos até o alto dos picos mais difíceis, ao mesmo tempo, transmitindo dicas de alpínismo e, é claro, cercados de equipamentos para  nortear essas ações do ponto de vista meteorológico.
Há três diferentes sedes e, em cada uma delas é possível participar de atividades sem a necessidade de uma reserva antecipada e sem custo adicional, como, por exemplo, caminhadas em trilhas, escaladas, banhos de cachoeira e outras que as crianças naturalmente vão adorar, como por exemplo a Piscina natural do Parnaso, gentilmente conhecida como a prainha de Tere, face ao grande número de visitantes nos finais de semana.
É importante, no entanto, conhecer os termos de risco, para aqueles que desejam fazer trilhas e acampar sem guias especializados, o que não recomendo, pos trata-se de uma aventura que exige o conhecimento prévio dos trajetos e ao mesmo tempo a obrigatoriedade do uso de equipamentos próprios.

A emocionante travessia Petrópolis- Teresópolis
Tem o nome de Serra dos Órgãos dado pelos colonizadores portugueses que viram no desenho dos picos da extensa cadeia montanhosa, uma semelhança, uma aparência com os órgãos das igrejas européias. Para quem tem fôlego, uma aventura que ficará inesquecível é a travessia Petrópolis - Teresópolis, que começa na sede da cidade imperial, no bairro de Bonfim, tem mais de 30 km e duração de aproximadamente 3 dias de caminhada pesada e pernoites no trajeto. Vai encarar!! Há caminhadas para todos os tipos de pessoas, até para cadeirantes, vários níveis de dificuldades e há até uma lista de condutores que pode ser consultada na página do Parnaso. Que tal fazer algo diferente e, em grupo, desvendar esse trajeto!
Aventure-se pelo Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Os ingresssos antecipados pode ser adquiridos antecipadamente  e outros pormenores merecem ser conhecidos no endereço www.parnaso.tur.br. Se dispor de mais tempo, presenteie as crianças levando-as a acampar lá, com absoluta segurança e emoção nesse paradisiaco e exuberante cenário que é a natureza da Serra do Mar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário