sábado, 21 de setembro de 2013

40ª Festa Nacional do Porco no Rolete 2013, Toledo, Paraná

1.--Porco no Rolete.Qualidade e tradição em Toledo
Cerca de trinta mil pessoas são esperadas para a  edição da 40ª Festa Nacional do Porco no Rolete que acontece neste domingo, 22 de setembro na sede do Clube de Caça e Pesca da importante cidade de Toledo, oeste do Paraná.


Há eventos análogos em municípios do Estado, como Itambé, Assis Chateaubriand, Itambaracá e muitos outros face ao expressivo plantel de suínos e às raízes gastronômicas trazidas pelos imigrantes alemães que deram origem a essas manifestações. Itambé, a 42 km de Maringá, também promoveu no dia 1º de setembro uma festa semelhante mas a fama dessa cidade fica por conta do Carneiro de Sol ao Fogo de Chão.


2.-- Um evento consagrado
No entanto,é em Toledo que a Festa Nacional do Porco no Rolete tomou corpo, teve uma grande projeção e agora, por iniciativa do Executivo municipal, acaba de se tornar um Patrimônio Cultural, pelas peculiaridades com que é preparado, pela tradição e pela projeção internacional que adquiriu -- poderia até ser um evento geminado com o lendário Leitão da Bairrada em Portugal -- e cujo número de adeptos não para de crescer.


Na essência da Festa há três concursos: o do melhor porco assado, o do melhor recheio e o do melhor estande. Como vimos em outra postagem, acontece em 130 estandes no Clube de Caça e Pesca de Toledo,onde surgiu originariamente na década de 70, exatamente em 1974, quando um grupo de amigos, naquelas conversas de bar que não são levadas muito a sério, mas que neste caso surtiu um grande proveito, ou seja, fez nascer um dos maiores eventos da gastronomia do oeste paranaense. Foi quando o agricultor Celeste Vivian foi desafiado a assar um porco inteiro num espeto, uma espécie de rolete sempre movido manualmente por uma manivela, dando ao assado uma uniformidade nesse processo. E deu certo.

E quanto aos temperos básicos? há várias versões,detalhes, pormenores, enfim, é uma competição de assadores, ninguém quer abrir a guarda. Há quase uma unanimidade de que basta sal, pimenta do reino, alho, manjerona, um pouco de água e vinho seco. Simples, não! O fato é que, no final, como por exemplo neste ano, trinta mil pessoas vão ser beneficiadas. Com um leitão perfeito... uma iguaria dos deuses... num palco chamado Toledo, Paraná.

Crédito imagens:1.facebook.com; 2.www.facedanoticia.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário