quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Petrópolis ao compasso da tarantella, sabores e cores da Itália

Se já é salutar subir a serra e ver Petrópolis do jeito que é, imagine num cenário tipicamente italiano que se descortina. Refiro-me à 4ª edição da Serra Serata e de volta ao Palácio de Cristal.
O Palácio de Cristal, o palco da Serra Serata

Inicialmente as comemorações em homenagem à colonização italiana que acabam de completar vinte anos levavam o nome de Festa d'Itália e era intercalada entre o Palácio de Cristal, onde nasceu, o bairro Cascatinha e a Praça da Liberdade. Somente no ano de 2010, após ser batizada como Serra Serata, adquiriu uma nova marca, um novo desenho e cujo significado literal se traduz por uma forma festiva a um período de noite -- serata -- e um espaço geográfico que é a própria identidade em que Petrópolis se insere, a serra, daí, Serra Serata

A Itália em Petrópolis
Na edição anterior - 2012 - que aconteceu na Praça da Liberdade e o seu entorno, teve num dos seus  dias a presença de Jerry Adriani, um ícone da MPB e da Jovem Guarda, dos anos 60. No entanto, se por um lado a atuação de um cantor dá um acréscimo ao evento, com a sua interpretação, aliás, nesse caso, com mérito, num italiano impecável, por outro lado, a meu ver, não condiz com uma manifestação folclórica. A não ser que ele fique no meio da tarantella no papel de cantor central,conduzindo a própria dança. Uma massa de visitantes acaba por confundir e mensurar as estimativas, a frequência, entre aqueles que estão ali para vivenciar uma festa no melhor estilo italiano e suas tradições e os que vão unicamente ver os cantores que se apresentam.
.
A Serra Serata é uma singular homenagem aos colonos italianos que vieram trabalhar nas primeiras fábricas de Petrópolis. Estima-se hoje que cerca de um terço da população local, já pela 5ª geração, são descendentes desses primeiros emigrantes.
A quarta edição da Serra Serata -- a festa italiana de Petrópolis --  a exemplo da irmã local, a alemã Bauernfest, tambem vem se solidificando como mais uma marca registrada da aconchegante cidade serrana que ostenta uma posição invejável no cenário cultural e turístico do país. Pra se ter uma ideia, no período da festa, de 18 a 22 de setembro, os hotéis no centro e arredores  -- mesmo faltando uns dez dias para o seu início -- já estão com mais de 90% de ocupação comprometida. No entanto quem pretende passar lá um fim de semana e curtir a festa em toda a sua plenitude, os distritos de Itaipava, Pedro do Rio e Secretário dispõem de uma generosa rede hoteleira.
exibição da tarantella
A colônia italiana é expressiva na Região Sudeste e extensa em todos os Estados do Sul do país. Só em São Paulo dá pra arriscar uma dezena de festas, na serra gaúcha, então, nem se fala. Mas isso é um assunto para outras incursões.

A tarantella que é uma dança folclórica, típica das regiões do sul da Itália, muito em voga nos séculos XIV e XV ainda é cultivada hoje de maneira bem fidedigna. Forma-se um círculo dançante executado no sentido horário até a música tornar-se rápida, quando todos trocam de direção, às vezes tão rápido que torna-se difícil manter o ritmo; é conduzida por um cantor central e tem agora algumas variações regionais, como a apuliana, napolitana, siciliana e calabresa. Uma curiosidade: seu nome deriva da cidade de Taranto, no Sul da Itália, da aranha venenosa (tarântula) à qual está associada e do tarantismo (doença originada pela mordedura da tarântula) que provoca momentos histéricos de dança, uma lenda. É interessante. A tarantella tornou-se, enfim, uma forma clichê de reprodução de festas italianas.

Serra Serata -- uma festa traduzida pela apresentação de números de tarantella, outras atrações típicas, teatro e, particularmente, o ponto alto, sem contra indicações e efeitos colaterais -- a gastronomia que seduz -- de lamber os beiços. Pintou a curiosidade de ver a tarantella, de deixar-se guiar pelo olfato que vai marcar esses cinco dias  na cidade serrana? É hora de subir a serra e ver como Petrópolis já respira as cores da Itália.

Se fosse em Brasília tudo terminaria em pizza. Mas tratando-se de Petrópolis, a única cidade imperial das Américas e das tradições ali cultivadas o resultado é diametralmente oposto, diferente, muita coisa proveitosa será abstraída nesses cinco dias de festa. Vá !!

Serviço: Serra Serata: 18 a 22 de setembro. Início às 19h (quarta); 18h (quinta); 18h30 na sexta-feira; 11 h no sábado e 12h no domingo. Local: Palácio de Cristal, Rua Alfredo Pachá, Centro Histórico. Realização Prefeitura de Petrópolis, Fundação de Cultura e Turismo e Casa D' Itália Anita Garibaldi. Mais informações : Disque Turismo 0800 024 1516

Nenhum comentário:

Postar um comentário