quarta-feira, 4 de setembro de 2013

XVI Bienal do Livro, Rio 2013

A novidade desta edição, digamos, fica por conta dos novos espaços temáticos, muitos lançamentos, mais de uma centena de debates, bate-papos, vinte e sete autores estrangeiros, como, por exemplo, os americanos Corey May, roteirista de games eletrônicos como Assassin's Creed e James C. Hunter (autor de O Monge e o Executivo) e o espanhol Allan Percy ( Nietzche para Estressados ). E,como nas versões anteriores, o Café Literário, Encontro com Autores e Conexão Jovem.
A Bienal é um evento consagrado não só no mercado editorial como também no cenário do turismo. Com 30 anos de história e sempre levado a efeito, no Rio, nos anos ímpares, a Bienal do Livro teve a sua primeira edição em 1983 e divide as suas edições entre as capitais, São Paulo e Rio de Janeiro.
Neste ano o público jovem está contemplado com o chamado Acampamento na Bienal onde é possível estar frente a frente e bater papo com grandes autores, sobre tecnologia e cultura de convergência, uma espécie de alquimia virtual, o livro que vira filme, que vira game, site etc.
Os pequenos leitores tambem ficarão bastante motivados pelas inúmeras opções que vão encontrar e entre elas um espaço  próprio, como o Planeta Ziraldo, em uma homenagem ao consagrado cartunista e com espetáculos diários, adaptados de textos de sua autoria e apresentados pelo grande protagonista Menino Maluquinho.
É claro que o Riocentro, onde a Bienal acontece é longe do centro da cidade e o transporte coletivo pra lá é diminuto e demorado, cerca de 2 horas, porém um esforço -- não um sacrifício -- que é compensado pelo conteúdo lá existente; e até que um centro de convenções seja construído aqui nas margens da baía de guanabara, o Riocentro é o único espaço ainda que comporta uma mostra do tamanho que é a Bienal do Livro.
Adultos e crianças tem ali, até o dia 8 de setembro, no âmago da XVI Bienal do Livro Rio 2013, uma oportunidade única de ter um contato direto com os seus autores favoritos, de participar das inúmeras atrações paralelas e diárias e, ainda, espaços e motivos para, motivados, se ocuparem e fazerem uma imersão pelo espetacular mundo dos livros e que este ano presta uma homenagem à Alemanha que, aliás, tem lá um espaço generoso e digno de ser visto. E então !!! É ir e conferir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário