domingo, 21 de agosto de 2011

Feirante, mais que uma cafeteria, uma paixão

Bianca, à direita marcando presença
Não é à toa que a Café do Feirante vive sempre cercada de adeptos, a minha mesa cativa - não querendo ser muito pretensioso - está ali, perto da janela, de onde se descortina um bucólico e majestoso cafezal, nas prateleiras uma feirinha de sabores da fazenda, uma viagem no tempo é apenas uma das que o Café do Feirante te convida.

Se Shopping não for a sua praia e você tenha que ir, ali por exemplo, no São Gonçalo Boulevard, às vezes acompanhando o time feminino, sempre antenado com a moda, presentes, consumismo e vitrines, não se angustie, fique por ali, bem na ponta, poderia até chamar de vértice cultural da praça da alimentação, quase defronte à Livraria Gutenberg, vá, vá ao Feirante, relaxe e aposte mais que num visual que ali se debruça e deixe-se entregar pelos sabores, passe o tempo a  degustar uma multiplicidade de cafés com a lentidão que é exigida; descubra aos poucos o contexto histórico do Ciclo do café e uma fazenda à sua volta.
 


Celebre os prazeres de um bom café, dos mais puros grãos, de elaborados complementos e ornamentos de requinte, consulte o cardápio e constate que há ali, ainda, muito por beliscar, até pequenas refeições, cafés por descobrir, na verdade motivos  mais que justos para indagar: onde será um café após o almoço... como seriam as minhas tardes sem o Café do Feirante.

Agora mesmo, com a minha neta Bianca também aficcionada por cafés, estávamos ali na Gutenberg desfolhando o livro A Bagagem do Viajante, de 1996, Crônicas do premiado José Saramago,  quando fomos despertados pelos aromas que prenunciam a presença de uma cafeteria igualmente premiada por perto. Pronto. Foi o bastante. Seguimos para o Feirante. Com o cardápio na mão,... vejamos: ... Pra mim um suco de abacaxi com hortelã e um sanduíche integral de atum. E então Bianca... que tal um feirantino pra começar!


Link official do Café do Feirante
http://www.cafedofeirante.com.br





Nenhum comentário:

Postar um comentário